Segurança em Maricá
Voltar para o blog

Segurança em Maricá

Maricá mais segura: município investe em tecnologia e capacitação de agentes

 

A beleza física de Maricá é fácil de notar, mas a cidade conta com outra aspecto muito positivo que nem todos conhecem: o investimento na segurança. Por meio de um moderno Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), um grupo formado por guardas municipais, policiais militares e agentes Secretaria de Ordem Pública faz o monitoramento dos quatro distritos durante as 24 horas do dia. Ao todo, são 400 câmeras instaladas por 300 pontos estratégicos, como a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), principais vias dos bairros e orlas das praias. Desse total, 94 equipamentos têm tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres, capaz de auxiliar na identificação de veículos clonados ou roubados.

 

Além de contribuir para uma rápida resposta policial em caso de violência ou mesmo inibir ações de bandidos, as câmeras somam outras funções, como o acompanhamento do fluxo do trânsito, a identificação de locais que necessitam de desvios durante chuvas fortes ou alagamentos e até a localização de crianças perdidas.

 

A solução digital tem servido de modelo para vários municípios, assim como suporte na investigação de delegacias vizinhas. Em fevereiro do ano de 2023, a prefeitura firmou uma parceria com o Governo do Estado, para disponibilizar as imagens de monitoramento a fim de solucionar de problemas no âmbito estadual. De acordo com a Prefeitura, a procura de solicitações por imagens aumentaram em 86,95%, entre janeiro e maio deste ano, comparado com os mesmos meses de 2022.

 

Mais policiamento nas ruas

 

Com uma população de quase 200 mil habitantes, a Prefeitura busca ampliar o efetivo das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal. Em julho de 2023, o prefeito Fabiano Horta determinou a construção de um batalhão da PM no bairro do Flamengo, às margens da RJ-106. A proposta enviada ao Governo do Estado é para que a cidade possua uma unidade exclusiva, separada do 12º BPM (Niterói). O prefeito formalizou ainda um convênio com o Estado para aumentar o efetivo da 82ª DP (Maricá), com o objetivo de aumentar a produção investigativa da unidade.

 

O investimento não acontece apenas em tecnologia, equipamentos e pessoal. O município cuida também na capacitação da categoria. Em 2022, por exemplo, foi oferecido o curso “Direitos Humanos e Segurança pública: capacitação para a Ronda Escolar da Guarda Municipal de Maricá”, que contou com a participação de 31 guardas. Os agentes aprenderam assuntos relacionados à ronda escolar, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mediação de conflitos, agravos na saúde, bullying, entre outros temas. Criado há 21 anos, o Grupamento de Ronda Escolar de Maricá realiza diversas ações preventivas de segurança nas unidades.

 

No ano passado, a Prefeitura também ofereceu um curso básico/intermediário de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para 35 agentes da segurança. O objetivo foi ensinar Libras para que os profissionais possam prestar um serviço mais qualificado a pessoas com deficiência auditiva. Tudo isso colaborou para uma segurança ainda mais preparada na cidade.

 


Outros posts

  1. Sobre a Empresa

    Sobre a Empresa

    Nossa empresa tem princípios e valores inegociáveis com ética e verdade, empregando amor, dedicação, responsabilidade, progresso, desenvolvimento pessoal e profissional.     &...

  2. Resort Maraey

    Resort Maraey

    Maricá pode sediar principal complexo turístico-residencial sustentável da América Latina Com conceito de cidade inteligente, Maraey vai abrigar hotéis, clubes, shoppings, campo de golfe, casas r...

  3. Pontos turisticos em Maricá

    Pontos turisticos em Maricá

    Roteiro turístico em Maricá inclui praias, trilhas, cachoeiras e passeios culturaisPedra do Elefante, Espraiado e Museu Histórico são algumas das atrações Embora esteja a poucos quilômetros da ca...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Unidade Itaipuaçu

(21) 99316-0062

Unidade Itaipuaçu

(21) 99316-0062